PLANO DE AULA – TRABALHANDO COM O
BULLYNG DENTRO DA ESCOLA
Tema: Bullyng
Turma:
Ensino Fundamental II
Idade: 10
anos
Objetivo:
Ø Discutir o Bullyng, suas causas, conseqüências e possíveis
soluções;
Ø Identificar posturas preconceituosas em colegas de sala
ou em pessoas da sociedade de uma maneira geral;
Ø Reconhecer a importância da convivência
pacífica frente ao preconceito, visando a construção de uma postura de
tolerância e respeito ao outro;
Ø Promover a interação social, estimulando
o diálogo e a troca de idéias;
Ø Promover a reflexão sobre a atitude de cada um
perante o próximo.
Justificativa:
Trata-se de um tema que vem se disseminando entre as mais diversas camadas sociais,
e a escola como unidade social tem o papel fundamental de reconhecer a prática
do Bulling em seu ambiente visando a
construção do respeito mútuo frente as
diferenças.
Duração
das atividades:
De três a quatro aulas de 45 minutos cada.
Organização:
1-O professor faz uma breve introdução da
aula expondo que irão discutir sobre um tema polêmico que é o Bulling, e para
iniciar será assistido o filme Lucas um
intruso no formigueiro.
2- Após assistirem, o professor solicita que
se posicionem em círculo, promovendo uma socialização sobre o filme e
explicando o que é o Bullyng, conforme texto reproduzido com base em http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm.
3- Na seqüência o professor propõe uma
atividade prática, com cartazes que serão elaborados por grupos de seis integrantes e
cada um desenhando uma parte do corpo humano que formará um boneco e dentro
dele escrever o que os alunos entenderam, demonstrando a compreensão de cada um
sobre o tema. O professor deverá fazer questionamentos a respeito do cartaz e
questioná-los sobre qual sentimento foi depositado durante a elaboração dessa
atividade prática, fazendo um comparativo do boneco com o ser humano.
5- Como plano de ação os cartazes poderão ser
expostos nos corredores e na parte externa da escola para divulgar e provocar
reflexões na comunidade escolar.
Recursos didáticos:
Ø
DVD.
Ø
CD
Ø
TV.
Ø
Cartolina
Ø
Giz
de cera.
Ø
Lápis
de cor.
Ø
Folhas
de papél A4.
Avaliação:
Avaliar se os alunos foram capazes de identificar
e relatar situações de bullyng em relação aos demais colegas. Considerar os índices de envolvimento dos alunos na
atividade, sua interação a respeito do tema, organização do
grupo, seu empenho em participar e
suas atitudes de reconhecimento da importância do respeito ao próximo.
REFERÊNCIAS:
o Bullying traz para para as crianças nas escolas efeitos, muitas vezes devastadores para o psicológico e até fisiológico dos alunos, cabe a escola e a família conversar sobre esse assunto que se torna frequente em todas as camadas, perceber se há algo errado acontecendo, com o agressor e com a vitima,é fundamental, esse tipo de agressão prejudica o aprendizado, no presente e para o futuro do aluno.
ResponderExcluirÉ verdade, em razão disso é de extrema importância que nós Educadores e pais fiquemos atentos a qualquer mudança em relação as crianças e adolescentes do nosso convívio social!
ExcluirTenho que fazer um projeto voltado à esse tema e confesso que depois de estudar bastante sobre o assunto pude perceber o quão isso é grave e como as pessoas que passam por essa situação sofrem e quando isso se estende as escolas é quase impossível de controlar. Me desejem boa sorte.
ResponderExcluirMuito legal! É muito importante trabalharmos o bullying em sala de aula. As vezes com propostas simples conseguimos obter resultados incriveis. Fiz uma atividade com essa temática recentemente, quem quiser, olha lá https://caricanto.wordpress.com/2018/08/17/como-trabalhar-o-bullying-em-sala-de-aula/#more-184
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