domingo, 30 de novembro de 2014

PLANO DE AULA

PLANO DE AULA – TRABALHANDO COM O BULLYNG DENTRO DA ESCOLA
Tema: Bullyng

Turma: Ensino Fundamental II

Idade: 10 anos

Objetivo:
 Ø  Discutir o Bullyng, suas causas, conseqüências e possíveis soluções;
 Ø  Identificar posturas preconceituosas em colegas de sala ou em pessoas da sociedade de uma maneira geral;
 Ø Reconhecer a importância da convivência pacífica frente ao preconceito, visando a        construção de uma postura de tolerância e respeito ao outro;
 Ø  Promover a interação social, estimulando o diálogo e a troca de idéias;
 Ø  Promover a reflexão sobre a atitude de cada um perante o próximo.

Justificativa: Trata-se de um tema que vem se disseminando entre as mais diversas camadas sociais, e a escola como unidade social tem o papel fundamental de reconhecer a prática do Bulling em seu ambiente  visando a construção  do respeito mútuo frente as diferenças.

Duração das atividades:
De três a quatro aulas de 45 minutos cada.

Organização:
1-O professor faz uma breve introdução da aula expondo que irão discutir sobre um tema polêmico que é o Bulling, e para iniciar será assistido o filme Lucas um intruso no formigueiro.
2- Após assistirem, o professor solicita que se posicionem em círculo, promovendo uma socialização sobre o filme e explicando o que é o Bullyng, conforme texto reproduzido com base em http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm.
3- Na seqüência o professor propõe uma atividade prática, com cartazes que serão  elaborados por grupos de seis integrantes e cada um desenhando uma parte do corpo humano que formará um boneco e dentro dele escrever o que os alunos entenderam, demonstrando a compreensão de cada um sobre o tema. O professor deverá fazer questionamentos a respeito do cartaz e questioná-los sobre qual sentimento foi depositado durante a elaboração dessa atividade prática, fazendo um comparativo do boneco com o ser humano.
5- Como plano de ação os cartazes poderão ser expostos nos corredores e na parte externa da escola para divulgar e provocar reflexões na comunidade escolar.

Recursos didáticos:
Ø  DVD.
Ø  CD
Ø  TV.
Ø  Cartolina
Ø  Giz de cera.
Ø  Lápis de cor.
Ø  Folhas de papél A4.

Avaliação:
Avaliar se os alunos foram capazes de identificar e relatar situações de bullyng em relação aos demais colegas. Considerar os índices de envolvimento dos alunos na atividade, sua interação a respeito do tema, organização do grupo, seu empenho em participar e suas atitudes de reconhecimento da importância do respeito ao próximo.
REFERÊNCIAS:

4 comentários:

  1. o Bullying traz para para as crianças nas escolas efeitos, muitas vezes devastadores para o psicológico e até fisiológico dos alunos, cabe a escola e a família conversar sobre esse assunto que se torna frequente em todas as camadas, perceber se há algo errado acontecendo, com o agressor e com a vitima,é fundamental, esse tipo de agressão prejudica o aprendizado, no presente e para o futuro do aluno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, em razão disso é de extrema importância que nós Educadores e pais fiquemos atentos a qualquer mudança em relação as crianças e adolescentes do nosso convívio social!

      Excluir
  2. Tenho que fazer um projeto voltado à esse tema e confesso que depois de estudar bastante sobre o assunto pude perceber o quão isso é grave e como as pessoas que passam por essa situação sofrem e quando isso se estende as escolas é quase impossível de controlar. Me desejem boa sorte.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal! É muito importante trabalharmos o bullying em sala de aula. As vezes com propostas simples conseguimos obter resultados incriveis. Fiz uma atividade com essa temática recentemente, quem quiser, olha lá https://caricanto.wordpress.com/2018/08/17/como-trabalhar-o-bullying-em-sala-de-aula/#more-184

    ResponderExcluir